segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Coisas da Vida: Deus


É um assunto sobre o qual tenho refletido muito nos últimos tempos. Não sei o que me levou a pensar sobre isso... talvez as pessoas que conheci, as conversas que eu tive, as leituras que realizei, os preconceitos que derrubei na minha cabeça... realmente não sei. Mas isso não vem lá muito ao caso. O fato é que tenho refletido acerca disso.

Aleluia, Hare Krishna, Epa epa Babá...... Vale tudo :)

Curioso que, por boa parte da minha vida, me considerei ateu. Sou batizado, catequizado e crismado pela igreja católica. Mas realizava essas formalidades mais por causa dos meus pais, pois, por dentro, eu vivia me perguntando sobre as tantas contradições que são ditas nas missas, cultos, sermões, em tudo.

Sabe... sempre achei estranhíssimo como um deus que deveria ser justo e misericordioso destrói cidades inteiras, inunda o mundo, num genocídio notável, manda o pai matar o próprio filho só pra provar sua fé, entre outras atrocidades. E pior ainda era como as pessoas usavam isso tudo a seu bel-prazer. Como alguns trechos eram convenientemente metáforas, enquanto outros eram "claramente" (só que não), literais, afinal, era assim que era e assim que devia ser.

Achava um absurdo que seguidores do homem que era a divindade encarnada, que pregava o amor sobre todas as coisas, conseguiam ser tão intolerantes, tão mente fechada, tão.... tão não-amor.

E via tanta gente sofrer por questão da sua sexualidade, que "a religião não permite" e tantas outras coisas que faziam a própria pessoa se flagelar e se marginalizar à sociedade.

Pra ser sincero... acho que religiões não levam ninguém a lugar nenhum. Não, não sou ateu. Acho que nunca fui, apesar de ter acreditado que era. Mas eu creio sim que tem uma força que rege tudo, mas isso vai muito além do que nossa vã filosofia consegue explicar. Mas religiões, pelo menos no modelo em que se apresentam hoje em dia, só vão levar o homem a mais ignorância, sofrimento, intolerância e segregação.

Penso que ter um lado espiritual é essencial, mas não é mandatório. Acho que cada pessoa tem o direito de acreditar - ou não acreditar - no que bem entender. E, se acreditar, que faça de forma lógica e ponderada. Não vamos engolir tudo que nos é dito aí! Vamos refletir as coisas antes de ficar propagando qualquer bobagem que nos é enfiada goela abaixo.

O Deus em que eu acredito, é o Deus-amor, que ama a todas as suas criações e não é mesquinho para se preocupar com detalhezinhos que cada um faz com sua vida. Pecados não são convenções escritas num livro de milênios de idade ou invenções que se derivam desse livro. Pecado é aquilo que te desvirtua do caminho do amor. Se você é bom, é justo, generoso, altruísta, não importa se você é cristão, judeu, ateu, gay, rico, pobre, se tem seguro de vida, medo de escuro, alergia a camarão ou ojeriza a Los Hermanos. Você é um ser do bem e Deus te ama mesmo assim.

E olha que ele te amaria mesmo se você fosse mau! Ou se gostasse de Crepúsculo. Só que ficaria triste por você.

---

Bom, galera. Quase seis meses de abstenção, mas estou de volta. Não queria ter ficado tanto tempo sem postar assim, mas é que tive uns rolos na minha vida de estudante, que me fizeram me afastar disso aqui. E eu tenho um sério problema pra pegar no tranco. Depois que começo, eu pego embalo, mas se eu paro, é uma dificuldade voltar. Entretanto, estou me esforçando aqui para não sumir e continuar escrevendo textos.

Minha vida tá linda! É tão bom quando as coisas andam e você sai daquele buraco do qual você pensou que nunca ia sair!!! Muito bom mesmo. Claro que não está perfeito e nem nunca vai estar. Mas está melhor do que nunca e pior do que amanhã! Tenho certeza disso. :)

Depois posso discorrer mais disso, se eu estiver afim.

Bjs abs fmz ftw asl snl omg e todas essas siglas que eu nem sei o que significa.

Até a próxima!!!

8 comentários:

  1. Meu amigo, bem-vindo de volta!!!

    tão.... tão não-amor... acho que definiste bem!

    Eu não sei se sou ateu. Não sou não. Definitivamente, não sou católico! Acredito em algo maior. Prefiro chamar de vida e de toda energia que emanamos em nossas atitudes e pensamentos. O bem atrai o bem. O pecado é relativo. Depende da visão de cada um e do sentido mais macro. Bem maior e amor, como disseste, são palavras que regulam bem essa história. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui criado no catolicismo, mas não me considero católico. :)
      Obrigado! Espero que eu volte desta vez pra ficar e não sumir mais!
      Abração :D

      Excluir
  2. Oi Luis, tudo bem?

    Apenas um comentário meio "fora do tópico": vida de estudante tem mesmo desses perrengues, tem horas que te sentes sugado por uma maré de coisas que parecem nunca terminar, enfim.

    Mas falando sobre religião, uma coisa que eu vivo a pensar, e acho bastante controversa, são os conceito utilizados pelo cristianismo; tais como "redenção", "pecado", "fé", falo isso porque apesar de não ter feito eucaristia, nem ter sido crismado, estudei durante cinco anos num colégio católico. A forma como os tais ensinamentos ditos "cristãos" são abordados é tão contraditória que fez com que eu questionasse e tomasse a decisão de ficar fora daquilo . Como proibir tantas coisas, mesmo o direito de amar não importa quem, se Jesus é tido como uma cara que pregava o amor e a igualdade...Enfim, essa é só uma das mais clássicas controvérsias.

    Acho que acima de tudo é preciso ter respeito e compreensão para com as outras pessoas, e amor também. São coisas bem mais importantes que religião. Enquanto a amar alguém que goste de crepúsculo, isso é bem possível, é só ignorar o fato.

    Seja bem-vindo novamente, tuas indagações faziam falta por aqui. Até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aurelio! Tudo ótimo! :)

      Então, também penso exatamente assim! :)

      A do Crepúsculo foi só uma piadinha. Não consigo evitar. hahahhaahhahha

      Obrigado! Prometo tentar não sumir mais.

      Abraço

      Excluir
  3. Gostei do seu post! Eu já fui católico, evangélico e cheguei a flertar com o espiritismo e com o ateísmo. Hoje em dia acho que sou Agnóstico. Não sei se existe um deus, mas não faço mais disso uma questão importante em minha vida. Caso exista, também não acredito que seja um desses que estão nas escrituras das religiões... Se deus existir, está em nós e nós estamos nEle.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Freddie! :)

      Eu também já fui católico. Hoje estou flertando com o espiritismo. Tô achando incrível como essa doutrina tem tanto a ver com muita coisa que eu sempre pensei e vivi. Mas isso é assunto pra outro post!

      Obrigado pela visita, cara.

      Abraço!

      Excluir
  4. Grande L.c! Tranquilo?

    Cara, não sou religioso e tenho sérios problemas com o cristianismo. Não acho que alguém necessite de religião para ser uma pessoa razoável, é um discurso meio utilitarista este deles, e toda essa retórica anti-natural me ofende horrores. Logo, se um dia eu vier a ter alguma religião, com toda certeza não será o cristianismo.
    Ah! E que bom que você está bem ;) Continue assim!
    Tudo de bom, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo 100% com você. Espero que eu não tenha me feito entender o contrário no meu post. Eu vejo uma grande diferença entre fé/espiritualidade/etc e religião. Acho que religião, do jeito que é hoje no mundo, é um grande mal em inúmeros aspectos. Já espiritualidade ou fé é realmente uma coisa boa. Mas você pode ser uma boa pessoa de qualquer forma, sendo ateu ou teísta.

      Abraço!

      Excluir